sexta-feira, 8 de maio de 2009

Comunidades colombianas avançam na defesa dos seus direitos

O projeto AID na Colômbia está cheio de motivos para comemorar. Um balanço divulgado esta semana confirma pelo menos 37 iniciativas comunitárias em defesa dos direitos nas 17 comunidades acompanhadas pelo projeto, especialmente relacionadas ao direito à água, à saúde, à educação e ao saneamento básico. Só na defesa por água boa para consumo nas escolas foram dez iniciativas, a campeã de mobilização, mas outras oito ações também foram empreendidas em busca de melhorias dos banheiros existentes nas unidades escolares e mais cinco tiveram como foco a infra-estrutura destas escolas.

Grupo de jovens de Gualanday, município de Coello, discute sobre a necessidade de água potável para a escola e para suas moradias.

De acordo com a avaliação da equipe colombiana de Concern Universal, toda esta mobilização comprova que as comunidades vêm avançando na luta em defesa de seus direitos. O resultado é mais visível entre os grupos de mulheres e de jovens, que estão fazendo uma análise da realidade local em seus municípios, dando prioridade às situações mais relevantes. Leia mais...

Grupo de mulheres de Barrialosa, município de Coello, discutem com o presidente da Junta de Ação Comunitária ações que possam garantir o direito à saúde na comunidade.

Visitas de AID
Esta primeira quinzena de maio está bem movimentada para o projeto AID na Colômbia, já que sete das 17 comunidades acompanhadas receberá visitas da equipe, que vai apresentar o projeto, realizar oficinas e articular lideranças e agentes do poder público.