.jpg)
Veja a cobertura fotográfica completa da Audiência no nosso álbum virtual
A promessa foi uma resposta à solicitação da comunidade, que já havia recebido a garantia de que passaria o inverno deste ano nas suas casas novas, mas permanece na área de mangue em que moram há muitos anos. A comunidade é acompanhada pelo projeto AID e está buscando seu direito a uma moradia digna de mandeira organizada e tendo a legislação como ferramenta. "Eu sei do cansaço dos/as moradores/as, mas espero que da próxima vez que eu vier ao Roger seja para assinar a ordem de serviço da construção", revelou.
.jpg)
Segurança e policiamento comunitário
Outra reivindicação apresentada pelos moradores do Roger foi a reforma e reativação do posto policial do bairro, que seria usado como apoio para a implantação de um núcleo de polícia comunitária, uma solicitação que recebeu mais de 1,1 mil assinaturas. para a comunidade, a relação de proximidade que este tipo de projeto proporciona entre os/as moradores/as e os/as policiais permite uma maior sensação de segurança, além de ver a polícia como sua parceira. "Com a ação policial nos bairros da Ilha do Bispo e de Mandacaru, a violência vai migrar e precisamos preparar o Roger para não acolher este problema", observou a liderança comunitária Juracir.
Segundo o Coronel Luís Augusto, representante do Comando Geral da Polícia Militar na audiência, em 2009 houve o registro de apenas seis homicídios no Roger e os três principais tipos de ocorrência no bairro são relacionados a agressão, embriaguez e furto ou tentativa de furto. Comparando com outros bairros da cidade com população equivalente ao Roger, onde moram mais de 11,5 mil pessoas, a média é baixa, mas ele destacou a relevância das drogas na sensação de insegurança da comunidade. "Precisamos trabalhar de forma educativa no Roger para reduzir o consumo de drogas entre os jovens, que são o principal alvo das mortes violentas", destaca.
Requerimentos através da Câmara
Os/as vereadores/as presentes na audiência se comprometeram a encaminhar de forma sistematizada e documentada todas as solicitações da comunidade para cada órgão responsável pela solução dos problemas. Além disso, houve uma promessa de reacender a discussão sobre a poluição nas lagoas da Comunidade do S, provocada por empresas de esgotamento de fossa que depositam os detritos e lavam seus veículos no local.
Veja a cobertura fotográfica completa da Audiência no nosso álbum virtual.