quinta-feira, 7 de outubro de 2010

AID discute saúde com equipe da Concern e Pastoral na Colômbia

Leer más en español.


No último dia 27 de setembro, o projeto AID na Colômbia promoveu um encontro de fortalecimento institucional entre a Pastoral Social de Ibagué e a Concern Universal. O evento contou com a assessoria do Centro de Estudos do Trabalho, entidade sem fins lucrativos que reúne profissionais de várias áreas a serviço da defesa do trabalho, da busca do bem estar da população, da luta pela democracia e da promoção da investigação científica na Colômbia.


Durante a atividade, foi feita uma análise crítica com todos os participantes sobre a situação atual do sistema de saúde do país, que funciona não como instrumento para atender a uma necessidade básica, mas como forma de obter vantagens para poucos e onde os conceitos econômicos são mais importantes que os de saúde. Por outro lado, se fez também um estudo da tramitação junto ao Congresso para aprovação de uma nova lei que busca estabelecer que o Estado garanta o direito fundamental a saúde exclusivamente através do Plano Obrigatório de Saúde (POS) e que daí em diante todas as responsabilidades sejam assumidas pelo setor privado.


O grupo também assinou um documento que será entregue ao presidente colombiano, Juan Manuel Santos, por pessoas, grupos, organizações sociais e representantes de vários outros setores que estão preocupados com a crise que a saúde enfrenta no país atualmente. Eles fazem parte da Mesa Intesetorial pelo Direito à Saúde, que tem o objetivo de manter uma interlocução unificada com os vários membros da gestão para construir acordos mútuos que garantam o acesso pleno a este direito.