Na última sexta-feira, dia 17, a Casa Pequeno Davi reuniu em uma grande atividade de integração lideranças, autoridades executivas e legislativas, atores chaves da saúde e conselheiros municipais de saúde, para um café da manhã. A atividade teve como objetivo mostrar que todos/as sujeitos/as convidados/as, independente do espaço em que estejam, trabalham por melhores dias para a população em geral e precisam unir forças para que suas lutas sejam fortalecidas.
Veja as fotos do café da manhã no nosso álbum virtual.
Neste sentido algumas autoridades foram convidadas a falar, como o coordenador do Orçamento Democrático de João Pessoa, Tibério Limeira, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jailson Vilberto, agentes de saúde, a liderança comunitária Juracy Mesquita, representantes do Vereador Pedro Alberto Coutinho e a vereadora Sandra Marrocos. Cada um expôs ao grupo o objetivo de suas ações, que, de forma geral, se resume numa única resposta: a melhoria da qualidade de vida da população.
Ficou claro que por mais diverso que seja o público, com responsabilidades e prerrogativas distintas eles/elas possuem um objetivo comum. Apontamos como estratégia de fortalecimento das partes o estabelecimento e estreitamento de parcerias, para que as lutas individuais e institucionais sejam unificadas e possam culminar em ações fortes e com resultados palpáveis.
Como estratégia de fortalecimento da visibilidade das pessoas que compõem as comissões de advocacy, todos/as os/as participantes foram convidados/as, das duas comissões, para que se apresentassem e pudessem ser reconhecidos pelos demais atores e atrizes presentes. O grupo foi saudado pelas autoridades, conselheiros e demais atores chaves, o que funcionou como estratégia de lançamento das lideranças num cenário de autonomia, que não necessite mais de intermediários para mobilizar a resolução de suas necessidades.
Nesta última grande atividade deste ano, a ação contou com a participação de mais de 50 pessoas. Destacamos também a participação do conselheiro Jean Klaud que representa no CMS os usuários/as com deficiência física. A adesão do grupo convidado renova as nossas esperanças para 2011. Todos/as os/as participantes receberam de presente a agenda do projeto 2011, um gesto simbólico que significa para as comunidades um compromisso: o desenvolvimento de ações conjuntas o ano inteiro.