terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Prefeitura de João Pessoa se compromete em construir o Plano Municipal de Saneamento


"A prefeitura está aberta a iniciar o processo de construção do plano municipal de saneamento, inclusive já iniciamos o plano de drenagem das águas, que é uma primeira parte." Esta declaração da Secretária Adjunta de Planejamento da Prefeitura de Municipal de João Pessoa, Amélia Panet, marcou o sucesso do café da manhã no último dia 11 de fevereiro, oferecido a atores chave da área de saneamento. O objetivo da atividade era apresentar ao poder público a disposição da sociedade civil em estabelecer uma parceria para a construção do Plano Municipal de Saneamento de João Pessoa, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das pessoas.


Veja fotos do café da manhã no nosso álbum virtual.

O café da manhã reuniu autoridades de diversos setores como Cagepa, secretarias municipais, vereadores e organizações da sociedade civil, como o CREA, representado por Fred Pitanga, que se comprometeu a contribuir com a elaboração do Plano. Para a Secretaria de Meio Ambiente da capital, Lígia Tavares, a parte mais complicada do plano, que é a metodologia, já está proposta pela lei. “O que falta agora é essa articulação entre sociedade civil e poder público para que o Plano saia”, acredita. Um exemplo disso foi o Plano de Conservação da Mata Atlântica, que João Pessoa construiu provocada pela Fundação SOS Mata Atlântica.

Já o vereador Jorge Camilo demonstrou preocupação também com a situação dos demais municípios paraibanos, que também terão que elaborar seus planos. "A melhor opção para que o plano saia é trabalhar através dos consórcios, porque é difícil que saiam 223 planos em toda a Paraíba", sugere. Enquanto isso, o diretor expansão da Cagepa, João Vicente Sobrinho, observa que "não adianta a gente ficar esperando um plano perfeito. Ele precisa sair porque só na água é que se aprende a nadar. Não podemos mais adiar isso."

As discussões sobre a construção do plano terão continuidade durante uma oficina ministrada pelo diretor do Instituto Trata Brasil, Edson Carlos, que estará em João Pessoa no dia 23 de fevereiro, no Village Hotel, a convite do projeto Ação Integrada de Desenvolvimento.