terça-feira, 28 de junho de 2011

Gestora operacional de União Europeia visita projeto AID no Brasil

A Paraíba está recebendo, nestes dias 27 e 28 de junho, a visita da gestora operacional do projeto AID na União Europeia, Maria Cristina Araújo. Ela veio ver de perto o impacto das ações realizadas pelo projeto no Brasil, mas também teve uma conversa com a equipe da Colômbia por teleconferência. Ela se mostrou satisfeita com o que viu e ouviu das lideranças com quem conversou e revelou que acredita muito na metodologia usada pelo projeto como uma forma eficaz de promover um diálogo eficaz entre comunidades vulneráveis e o poder público.


Veja mais fotos da visita no nosso álbum virtual, clicando aqui.

Durante a manhã do dia 27, diversos/as atores/atrizes chave de João Pessoa participaram de um café da manhã em que Cristina pode apresentar um pouco do trabalho de cooperação desenvolvido pela União Europeia no Brasil. O diálogo foi muito positivo e ajudou as autoridades presentes a perceberem as oportunidades de trabalho conjunto com a Cooperação. Logo depois, ela se reuniu com os/as técnicos/as do projeto para conversar sobre as entidades parceiras e o trabalho de empoderamento das comunidades onde atuam. Através da internet, foi possível contar também com a participação dos técnicos do projeto na Colômbia.


À tarde, Cristina conversou com lideranças comunitárias do bairro do Roger, que relataram as experiências e conquistas que têm vivido através do projeto e do apoio das entidades parceiras. Elas destacaram os avanços, mas também os desafios que ainda precisam ser vencidos. A gestora ficou muito impressionada com os relatos do grupo e com o nível de empoderamento demonstrado, especialmente pelas mulheres.

Depois da conversa, o grupo deu uma volta pelo bairro e ela pode conhecer a unidade de saúde que foi reformada a partir da ação do projeto e a comunidade do S. Cristina ainda teve uma audiência com o chefe do Gabinete Civil do governo do Estado, Walter Aguiar, com quem conversou sobre as diversas possibilidades de cooperação entre União Europeia e governo da Paraíba.

Já na manhã desta terça, dia 28, a equipe da Concern Universal Brasil teve uma reunião sobre resultados e detalhes operacionais do projeto, quando Cristina elogiou a eficácia das ações, especialmente pela metodologia, com base nas técnicas de advocacy, e pela permanente transferência de conhecimentos entre os parceiros.