terça-feira, 21 de junho de 2011

Lideranças comunitárias do Roger analisam conjuntura da educação no bairro

Na tarde desta segunda-feira, dia 20 de junho, a Casa Pequeno Davi realizou, em parceria com as lideranças comunitárias, trabalhadores/as e gestores/as da educação no Roger, o Seminário de Análise de Conjuntura da Política de Educação no bairro do Roger. O evento teve como objetivo dar às lideranças comunitárias a oportunidade de, juntamente com trabalhadores e gestores da Educação no Roger, realizarem uma análise da situação atual da Política Educacional no bairro, a partir dos dados do IBGE e das pesquisas participativas patrocinadas pelo projeto nas comunidades da área. A partir disso, o grupo pôde elencar prioridades para incidência política em 2011.

Foram debatidos temas como oferta e demanda de vagas e a demanda reprimida, níveis de analfabetismo, qualidade do ensino, além das principais informações que constam nas sondagens realizadas nas comunidades, que trazem à tona a opinião dos/as moradores/as sobre a qualidade dos espaços educacionais públicos que atentem às comunidades. Após a exposição de uma análise estatística da atual situação da política no Roger, e de sínteses das pesquisas realizadas, os participantes partiram para uma análise mais próxima da realidade em três grupos de trabalho que discutiram Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Construindo um quadro com as fraquezas, forças, ameaças e oportunidades de cada uma das fases na comunidade. Informações que subsidiaram a construção de iniciativas de incidência política.

A atividade contou com a participação de mais de 45 pessoas, entre lideranças comunitárias e adolescentes acompanhadas pelo projeto, trabalhadores/as e gestores/as da política de Saúde no Roger além de representantes de todos os espaços educacionais públicos e filantrópicos do bairro.