quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Casos de Sucesso: Comunidade Eucalipto conquista melhor atendimento em saúde, em Sapé

Há dois anos, a realidade do atendimento em saúde na comunidade Eucalipto, em Sapé, era complicada: a Unidade Básica de Saúde, que dava apoio à equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) funcionava numa casa pequena, com pouca estrutura para o atendimento médico, medicamentos que nunca eram suficientes para a demanda e sem médico. Através do projeto Ação Integrada de Desenvolvimento, as lideranças comunitárias perceberam que poderiam mudar aquela realidade: elas se reuniram, estudaram a legislação, analisaram o problema e convidaram as autoridades para conversar.

Em julho de 2009, o grupo entregou ao vice prefeito, à secretaria de saúde e à coordenadora do PSF uma solicitação formal para que a unidade fosse transferida para um prédio mais adequado, que a farmácia fosse abastecida e que um médico fosse contratado com urgência. Diante da determinação da comunidade, as autoridades assumiram o compromisso de atender às solicitações feitas. Em 2010 (um ano e quatro meses depois), a comunidade celebrou a inauguração do novo espaço, mas já contava há meses com mais medicamentos disponíveis e com um médico atendendo quem precisava. Além disso, a atitude provocou uma aproximação entre a comunidade e os profissionais de saúde, que se sentiram parte do processo.

Veja mais fotos do antes e depois da UBS do Eucalipto no nosso álbum virtual, clicando aqui.

Para a liderança comunitária Vânia Maria Juvêncio, 29 anos, que participou da mobilização, a conquista da comunidade foi também uma vitória pessoal. “Antes, nunca tinha ouvido falar sobre direitos e nem tinha conhecimento dos espaços onde reivindicá-los. Hoje muita coisa mudou na minha vida: passei a conhecer meus direitos e lutar por eles.” Já para o Agente Comunitário de Saúde da região, Severino Santos, a conquista da comunidade também foi um ganho para os profissionais. “Agora a gente tem melhores condições para realizar nosso trabalho”, acredita.

Na opinião da técnica Betânia Vieira, da Associação Comunitária Nova Vida, parceira da Concern Universal neste trabalho, o resultado da mobilização da comunidade foi positivo porque “os gestores não compreenderam as solicitações como um enfrentamento, mas como uma proposta de trabalho em conjunto”. Consciente da importância da Concern Universal e seus parceiros, que promoveram a capacitação e articulação da comunidade, Vânia faz questão de agradecer às pessoas que, mesmo sem conhecê-la, acreditaram nela e no seu potencial. “Agradeço por terem me dado a oportunidade de participar desse grupo”.